segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fnac concertos II

Como uma vez não basta nestas coisas, voltei lá...ah tinha-me esquecido de referir uma coisa, aos outros concertos fui sozinha (sim sozinha!) neste, consegui arrastar um amigo comigo (haja solidariedade! obrigada!). Pois a segunda vez foi dia 7 de Maio, quinta-feira passada e fui ver os fantásticos pontos negros!

Sou fã admito que já era antes de ver o concerto, adoro as letras, mais uma vez posso afirmar que juntamente com os doismileoito e mais algumas bandas proavelmente o rock português está prestes a levar a ensaboadela que há tantos anos precisava (sim xutos e pontapés...já estamos fartos!!!).


O nome do álbum é "magnífico material inútil" e foi lançado pela universal (mais especificamente pela sub-companhia Mercury records) em Outubro do ano passado. Na minha opinião, letras brilhantes, riffs de razoáveis a bons embora sem serem enromemente complexos ou trabalhados. Muito punk. Resumindo: simples, mas resulta. Relançaram há pouco tempo o álbum incluindo o single "Salóme", duas gravações ao vivo e uma outra música nova. A sensação que tenho ao ouvir esta banda é: "onde é que eu já ouvi isto?". Não que não seja original, porque é, mas de alguma forma soa muito familiar, de uma forma positiva (isto para alguém que ouve punk, grunge, ska e indie 24/7...).


Cheguei ao café da fnac Chiado onde seria o concerto absurdamente cedo por não ter grande coisa para fazer e com algum receio que a sala enchesse tanto como encheu em Donna Maria e eu não conseguisse ver o concerto de onde eu queria: esta banda eu fazia questão de ver em 2ª fila! (primeira é para os amigos e no caso da fnac, para as pessoas com lata). Acontece que eles também chegaram absurdamente cedo...Enquanto eu estava placidamente a entrar na fnac vejo os dois vocalistas - Jónatas Pires e Filipe Sousa - mesmo ao pé de nós a entrar também. Em minha defesa tenho a dizer que há semanas que eles me alegravam as infelizes viagens no fertagus às 7 e pouco da manhã, tornaram-se uma parte importante da minha rotina matinal (aquela parte onde eu me tento mentalizar que necessito de manusear instrumentos de precisão às 8h da manhã...eu não sou uma morning person, só para que conste). Senti-me na presença de duas rockstars (sem os gritos, ok não houve gritos...nem barracadas da minha parte).


Enquanto chegou o resto da banda - Silas e David-, organista e baterista respectivamente- e montavam os instrumentos (sim, ainda é a banda que faz isso...por quanto tempo?quem sabe...) eu fui comprar o álbum e entrei num estado de ansiedade. O meu amigo só me dizia "vai láa!!! eles não mordem!". Estive muito tempo indecisa...Até que um senhor que estava à minha frente sentado se levanta com toda a naturalidade e vai ter com eles. Eu pensei "agora ou nunca". E lá fui eu, nervosa por conhecer pessoas que estão dentro do meu ipod... (podem dize-lo, sou idiota)



Aproximei-me nervosamente com um "posso pedir-vos um autógrafo?". Foram muito simpáticos comigo. O primeiro a falar comigo foi o Jónatas mas foi o Silas quem provavelmente foi mais simpático juntamente com o Filipe. A segunda coisa que eu disse foi "Muitos parabéns pelo alive! espero que estejam à altura do palco principal!". Mal ouvi o que disse apeteceu-me enfiar-me num buraco... Mas eles não gozaram (muito) com a minha afirmação desprovida nitidamente de cefalia ao que o Filipe respondeu "ah isto concertos em grande é na fnac..." ao menos tiveram sentido de humor. Ainda tentei fazer algumas perguntas mas o senhor à minha frente também necessitava do seu tempo de antena. Fiquei a saber que são amigos dos doismileoito e que acham que Ornatos (violeta) foram das melhores bandas nacionais existentes. Conheci a fotógrafa deles que por lá passou que na minha opinião fez um óptimo trabalho com as últimas fotos que vi.




(por: Vera Marmelo)



Simpáticos para com uma ouvinte acabrunhada.


Entretanto a sala tinha enchido e eles ainda não tinham feito o soundcheck. Ouvi-os a comentar que ia ser um soundcheck interessante. No mínimo foi cómico...Especialmente a parte em que todos agarram nos instrumentos e começam a tocar e todos nós batemos palmas até que um dos vocalistas diz "ainda não é! ainda não é!"...foi hilariante.


O concerto foi genuinamente bom, nota-se que a banda gosta realmente da música que faz e tem paixão pelo ofício, não parecendo vegetais como a maioria das bandas em palcos pequenos. Estavam de facto a "curtir o som".


Só é pena eu ficar com microcefalia ao pé de pessoas interessantes :P.

Para mais pontos negros (e não, não são os do nariz, são em antagonismo aos "the white stripes"):

http://www.myspace.com/ospontosnegros


Podem fazer aqui o download gratuito do EP de estreia da banda de Queluz com as músicas : "Inês", "numerologia", "canção da lili" (ouçam esta, é de mijar a rir) "hora de ganhar juízo" e "funeral".




Mia

1 comentário:

aninha disse...

Pois é finalmente um sitio para a m_I_a descarregar todas as emoções que viveu no concerto dos pontos negros.Eu já não sabia como me esconder mais dela pelos corredores da faculdade para não a ouvir cantar a "canção da lili".


P.S:já sabes que estou brincando, poruqe já faltou mais para me pores a cantar contigo as musicas e a ir aos concertos desles.Estou quase rendida