domingo, 31 de maio de 2009

sábado, 30 de maio de 2009

Artista da semana

Esta semana apresento-vos o sexy e talentoso Paolo Nutini. Lançará amanhã o seu novo álbum "Sunny side up", o segundo pelo Sr. Nutini, sendo o primeiro intitulado "These streets" que obteve excelentes críticas por todo o mundo. Este escocês com ascendência italiana possui uma voz bastante agradável e as músicas com inclinação acústica são geralmente bem-dispostas e com letras interessantes que retratam experiências de vida.


Podem ouvir algumas das novas músicas na sua página do myspace.

Apesar de manter o seu estilo pessoal musical, conseguiu inovar um pouco com o que já ouvi deste novo álbum. Recomendo vivamente uma espreitadela ao novo single:


Paolo Nutini - Candy from Nikke Osterback on Vimeo.

Mia

Recomendação literária

Ora aqui vai a minha primeira sugestão de leitura, recomendada tão bem pelo grande majaro Morah e que consome livros como m&m's tal como eu, bem como pelo Mário, outro amigo de extremo bom gosto em livros, resolvi dar uma oportunidade à colecção.

Direita ao assunto, o livro é A guerra dos tronos de George R. R. Martin, pertencente à já best-seller colecção "As crónicas de gelo e fogo". Para ser sincera, não sou muito de best-sellers mas para ser sincera gostei bastante, é das melhores obras de high-fantasy que li nos últimos tempos (sim, amoooo o Tolkien). Recomendo vivamente este livro a fãs de Tolkien e do género. As restantes pessoas achá-los-ão bestialmente descritivos e provavelmente enfadonhos. Para lerem a sinopse, dirijam-se ao Literaturismos e afins, eu não tenho muita paciência para sinopses, desculpem.


Aos cépticos, aconselho a verem uma foto do autor, ficarão imediatamente convencidos a ler o livro! Não que seja bem-parecido meus caros, tão longe disso quanto é possível, simplesmente o homem é o meu protótipo de marinheiro contador de histórias meets pai Natal. Nem sequer estou a gozar.

Quero ouvir opiniões sobre o livro ou a colecção...por enquanto estou a meio do segundo e estou a gostar bastante, demasiado até, visto que tenho mais que fazer do que consumir livros como m&m's, nomeadamente estudar para os exames...

Mia

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A nossa tuna

Apresento para quem não conhece a tuna da faculdade de farmácia da UL: A feminina!
Não é (só) por ser a tuna da minha faculdade, mas há que apreciar que elas são muito boas performers! Aqui vos deixo com uma interpretação muito bem tocada do "fabuloso destino d'amelie poulin". Apreciem.


"aos homens de farmácia!!!Aooooonnndeee???" - parte do grito d'A Feminina

Mia

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Artista da semana

Esta semana apresento para quem ainda não conhece uma grande senhora: Regina Spektor. Nasceu em Moscovo há 29 anos, cresceu no entanto em Nova Iorque para onde os pais emigraram com ela pequena.

A sua música é geralmente acompanhada por piano (é uma pianista bastante boa) ou guitarra. A sua música é pouco convencional nalguns aspectos.





O nome desta música é "on the radio" e é uma das minhas preferidas.
O seu último single foi o "the call" que provavelmente ouviram no filme "as crónicas de Narnia: Principe Caspian". Muito bom também.

O último álbum lançado em 2006 chama-se Begin to hope.

Fica a sugestão (mulheres ao poder!)

Mia

fim de semestre

Aproxima-se do fim mais um semestre para os estudantes de todo o país, avizinha-se a temida época de exames.

Sinto sempre alguma nostalgia em deixar as aulas porque, sendo um animal social, é-me difícil estar 2 meses enfiada em casa a olhar para livos com um sol radioso lá fora e o meu telemóvel a apitar com alguma frequência como mensagens de " 'bora à praia?". É duro, ser estudante custa...

Perguntam vocês: porque é que não estudaste um pouco mais e passaste por frequências? respondo eu: porque essas coisas de dar oportunidades a esses punks dos estudantes de passar não são apoiadas na minha faculdade...já lá dizia a senhora da secretaria quando um dia fui lá tratar de uns assuntos "estes burros que aqui andam, a pedirem equivalênicas, deviam era fazer as cadeiras todas de novo que só lhes fazia bem!!!!!". Escusado será dizer que era o que eu estava a fazer...pedir equivalências. Adoro a simpatia dos serviços públicos, desde as repartições de finanças até ao carinho especial que nutro pelas secretarias (inclusivamente cheguei a planear um atentado terrorista à minha, mas pensei que talvez inocentes fossem magoados, ia sentir remorsos).

Bem, divagações à parte, prometo que vou começar a escrever sobre assuntos que tenham de facto alguma utilidade (ainda que vaga) em breve. Estou a pensar fazer umas maquilhagens fotografadas (coisas simples, juro!) para pessoas despachadas.

Como não quero que falte nada a ninguém, vou iniciar a minha demanda semanal de apresentar uma nova banda, quer seja porque a considero de qualidade, porque lançou um novo álbum ou por qualquer outra razão. Vou tentar não ser demasiado tendenciosa (mas prometo que vou ser sempre um bocadinho, senão não teria um blog, seria jornalista) e apresentar-vos coisas variadas, mas digo desde já que não sou uma pessoa muito aberta a dois estilos de música: hip hop e trance e todas as variantes.

Voltando ao tema do post, gostava de deixar um grande abraço aos finalistas deste ano! Que consigam bons empregos e que nos contem tudo sobre como é e está o mercado. Quanto a mim ainda (ou já só) me faltam 3 anos. A faculdade é um tempo belo, não há como negá-lo mas não há bela sem senão...

Mia

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Porque é que ninguém...

...me leva a sério? Sinceramente só porque uma pessoa aparece na faculdade com cadernos do Harry Potter (que comprei não só por achar piada mas principalmente por terem custado 30 cêntimos) já passam metade de uma aula de bacteriologia a gozar com o referido caderno...
Só porque o Daniel Radcliff estava a enfiar a sua cabeçorra extremamente mal penteada para fora de um Ford Anglia com um ar de extrema felicidade!

Sabem qual é o vosso azar? É que me vão implorar pelos apontamentos dentro do caderno...ha!

Nestas aulas provei pela primeira vez à minha mãe que afinal conseguia fazer alguma coisa crescer, apesar dos feijões no algodão nunca terem sido bem sucedidos... Consigo fazer crescer e multiplicar bactérias com sucesso! Pergunto-me se será por serem bichitos extremamente resistentes e crescem nas mais adversas situações...naaa não deve ser, devo é ter encontrado o meu talento!

Hoje deu-me para isto...preciso de dormir
Juro que não estou (muito) obcecada com bactérias...mas tenho um fraquinho por elas...vamos lá ver se elas têm um fraquinho por mim e eu passo no exame.

Mia

terça-feira, 12 de maio de 2009

Maquilhagem para o dia-a-dia

Devo confessar que sou uma aficcionada da maquilhagem, mas tal como a maioria das mulheres, não gosto de parecer muito maquilhada, apenas de realçar os meus pontos fortes e disfarçar os muito fracos, tudo em menos de 5min de preferência.

Por isso, seleccionei alguns produtos a serem usados no dia-a-dia, de acordo com as minhas preferências pessoais.

Sou estudante e as horas de sono, frequentemente não são as devidas o que faz com que apareçam as nossas "amigas" olheiras e os execráveis papos. Em primeiro lugar, o segredo para uma pele bonita, é uma pele bem limpa e hidratada, sobre isso eu falarei mais tarde e em maior pormenor.

Se têm papos e têm a pele sensível, recomendo vivamente o creme de contorno de olhos da bioderma sensibio (à venda em farmácias):
Caso não tenham problemas de pele e a área á volta dos olhos não repuxe com facilidade, outro produto poderá ser o Roll-on anti-olheiras da garnier que tem tido excelentes críticas:
Ora depois disto, segue-se o corrector de olheiras, porque estes produtos são bons mas não devolvem horas de sono a ningém...O melhor correcto que já usei até hoje é sem sombra de dúvida o "select cover-up" da M.A.C. Este corrector possui pigmentos que contrariam a cor da nossa olheira, neutralizando-a. As milhas olheiras são de tez mais esverdeada (sexy não é?) e portanto têm pigmentos avermelhados. Este corrector não é barato (17,00€ aprox.), mas posso dizer com franqueza que vale a pena investir nele:
NOTA: todos os correctores devem ser fixados com pó (compacto ou translúcido), caso contrário irão acumular-se nas rugas dos olhos, não cobrindo as olheiras como se pretende.

De seguida, como não somos perfeitas e há dias em que as hormonas nos fazem aparecer borbulhas inoportunas, um óptimo corrector de borbulhas:
É da oriflame, é barato (7€), tema forma de um batom e tem uma metade verde e outra de uma cor aproximada à maioria das peles (embora não seja apropriada para as peles mais escuras ou negras). A metade verde aplica-se em cima da borbulha e neutraliza o vermelho e a acastanhada em cima da verde para uniformizar. Muito bom mesmo. Também deve ser fixado com pó.

Para quem tenha bastantes imperfeições, deve usar uma base (boa para que não causa mais problemas ainda) antes da aplicação dos correctores. Quem tiver uma boa pele, deve usar um leve pó mineral (recomendo o da the body shop) ou um compacto amarelado (como o da M.A.C.) se tiver problemas de rosácea (pele com vermelhidões), aplicado com um pincel.

Com tudo isto acertado, hora de aplicar a máscara de pestanas. Eu sou extremamente exigente com a minha máscara porque sinto muito desconforto se usar uma de inferior qualidade, as pestanas colam-se umas ás outras e ficam rígidas o dia todo. Faz-me alguma confusão e passo metade do dia a puxá-las o que não é nada bom deixem que vos diga. A melhor máscara que já encontrei até hoje é esta:

Définicils da Lâncome. Não é barata, nada mesmo, é muito cara mas vale o preço. As pestanas ficam macias e a escova é muito boa, separando as pestanas todas. Para além disso, é bastante resistente a borrões.

Last but not least: o blush ou o bronzer. Se tiverem tendência a rosácea como já expliquei em cima, e como é o meu caso, não usem blushes rosados e sim acastanhados ou bronzers. Uma óptima marca a nível deste produto e que tem uma enorme paleta e não é muito cara é a bourjois:

Bronzer poderá ser da clinique ou ainda da the body shop:

...E em 5min estarão perfeitas ;)

Mia

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fnac concertos II

Como uma vez não basta nestas coisas, voltei lá...ah tinha-me esquecido de referir uma coisa, aos outros concertos fui sozinha (sim sozinha!) neste, consegui arrastar um amigo comigo (haja solidariedade! obrigada!). Pois a segunda vez foi dia 7 de Maio, quinta-feira passada e fui ver os fantásticos pontos negros!

Sou fã admito que já era antes de ver o concerto, adoro as letras, mais uma vez posso afirmar que juntamente com os doismileoito e mais algumas bandas proavelmente o rock português está prestes a levar a ensaboadela que há tantos anos precisava (sim xutos e pontapés...já estamos fartos!!!).


O nome do álbum é "magnífico material inútil" e foi lançado pela universal (mais especificamente pela sub-companhia Mercury records) em Outubro do ano passado. Na minha opinião, letras brilhantes, riffs de razoáveis a bons embora sem serem enromemente complexos ou trabalhados. Muito punk. Resumindo: simples, mas resulta. Relançaram há pouco tempo o álbum incluindo o single "Salóme", duas gravações ao vivo e uma outra música nova. A sensação que tenho ao ouvir esta banda é: "onde é que eu já ouvi isto?". Não que não seja original, porque é, mas de alguma forma soa muito familiar, de uma forma positiva (isto para alguém que ouve punk, grunge, ska e indie 24/7...).


Cheguei ao café da fnac Chiado onde seria o concerto absurdamente cedo por não ter grande coisa para fazer e com algum receio que a sala enchesse tanto como encheu em Donna Maria e eu não conseguisse ver o concerto de onde eu queria: esta banda eu fazia questão de ver em 2ª fila! (primeira é para os amigos e no caso da fnac, para as pessoas com lata). Acontece que eles também chegaram absurdamente cedo...Enquanto eu estava placidamente a entrar na fnac vejo os dois vocalistas - Jónatas Pires e Filipe Sousa - mesmo ao pé de nós a entrar também. Em minha defesa tenho a dizer que há semanas que eles me alegravam as infelizes viagens no fertagus às 7 e pouco da manhã, tornaram-se uma parte importante da minha rotina matinal (aquela parte onde eu me tento mentalizar que necessito de manusear instrumentos de precisão às 8h da manhã...eu não sou uma morning person, só para que conste). Senti-me na presença de duas rockstars (sem os gritos, ok não houve gritos...nem barracadas da minha parte).


Enquanto chegou o resto da banda - Silas e David-, organista e baterista respectivamente- e montavam os instrumentos (sim, ainda é a banda que faz isso...por quanto tempo?quem sabe...) eu fui comprar o álbum e entrei num estado de ansiedade. O meu amigo só me dizia "vai láa!!! eles não mordem!". Estive muito tempo indecisa...Até que um senhor que estava à minha frente sentado se levanta com toda a naturalidade e vai ter com eles. Eu pensei "agora ou nunca". E lá fui eu, nervosa por conhecer pessoas que estão dentro do meu ipod... (podem dize-lo, sou idiota)



Aproximei-me nervosamente com um "posso pedir-vos um autógrafo?". Foram muito simpáticos comigo. O primeiro a falar comigo foi o Jónatas mas foi o Silas quem provavelmente foi mais simpático juntamente com o Filipe. A segunda coisa que eu disse foi "Muitos parabéns pelo alive! espero que estejam à altura do palco principal!". Mal ouvi o que disse apeteceu-me enfiar-me num buraco... Mas eles não gozaram (muito) com a minha afirmação desprovida nitidamente de cefalia ao que o Filipe respondeu "ah isto concertos em grande é na fnac..." ao menos tiveram sentido de humor. Ainda tentei fazer algumas perguntas mas o senhor à minha frente também necessitava do seu tempo de antena. Fiquei a saber que são amigos dos doismileoito e que acham que Ornatos (violeta) foram das melhores bandas nacionais existentes. Conheci a fotógrafa deles que por lá passou que na minha opinião fez um óptimo trabalho com as últimas fotos que vi.




(por: Vera Marmelo)



Simpáticos para com uma ouvinte acabrunhada.


Entretanto a sala tinha enchido e eles ainda não tinham feito o soundcheck. Ouvi-os a comentar que ia ser um soundcheck interessante. No mínimo foi cómico...Especialmente a parte em que todos agarram nos instrumentos e começam a tocar e todos nós batemos palmas até que um dos vocalistas diz "ainda não é! ainda não é!"...foi hilariante.


O concerto foi genuinamente bom, nota-se que a banda gosta realmente da música que faz e tem paixão pelo ofício, não parecendo vegetais como a maioria das bandas em palcos pequenos. Estavam de facto a "curtir o som".


Só é pena eu ficar com microcefalia ao pé de pessoas interessantes :P.

Para mais pontos negros (e não, não são os do nariz, são em antagonismo aos "the white stripes"):

http://www.myspace.com/ospontosnegros


Podem fazer aqui o download gratuito do EP de estreia da banda de Queluz com as músicas : "Inês", "numerologia", "canção da lili" (ouçam esta, é de mijar a rir) "hora de ganhar juízo" e "funeral".




Mia

Fnac - concertos

Peço perdão por todas as vezes que reclamei contra ti ó multinacional com o monopólio nacional a nível de DVD's e de CD's de qualidade (ou não) por todas as vezes que te injuriei pelos preços escabrosos praticados!!!!


Porquê, perguntam vocês...
Porque eles me deram de volta aquilo que tiraram (não não foi o dinheiro)
Concertos à borlaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!


A falar a sério agora, fiquei extasiada com os concertos oferecidos pela Fnac nos últimos tempos. Tive a oportunidade de ver 3 concertos e deixem que vos diga, sublime...


O primeiro dia em que fui assistir a concertos foi na Fnac de Almada no dia 30 de Abril. A primeira banda a tocar, foram os doismileoito. Já tinha ouvido falar deles e possuia expectativas medianas a baixas (tinha a ideia que era qualquer coisa, género "morangos com açúcar"...iuc).



Fiquei agradavelmente surpreendida. Estava muito pouca gente, eu era das poucas pessoas de facto a ver o concerto, se lá estavam 12 pessoas, é exagero. Desenganem-se se pensam que a qualidade do espectáculo diminuiu por isso, nada mesmo! Foi tão bom que das primeiras coisas que fiz quando cheguei a casa foi ouvir o albúm. Finalmente ouve-se de novo o som do bom rock português!


Para ouvir mais um pouco sobre esta banda:


http://www.myspace.com/doismileoito


http://doismileoito.blogs.sapo.pt/


São do Porto e ganharam o concurso tmn garage sessions (lembram-se?eu também já não me lembrava...). Valem a pena.



A segunda banda desse dia foram os Donna Maria. Não sou muito fã de fado triste pessoalmente, não por achar mau nem nada disso, simplesmente a melancolia não condiz com o meu feitio...No entanto devo dizer que o concerto deles me tocou...são genuinamente geniais! A voz da Marisa (vocalista) é algo de surreal...eu só me perguntava como é que de uma senhora tão pequena (com todo o respeito, eu faço 2 dela, em largura e em altura e não, não tenho o tamanho de um paquiderme bebé, sou uma mulher normal) consegue produzir uma voz tão forte...e tão bonita. Eu estive ali uma hora hipnotizada completamente...



Para ouvirem mais:

http://donna-maria.blogspot.com/

http://www.myspace.com/donnamariapt

Dia maravilhoso, duas bandas fantásticas cada uma à sua maneira, tendo em comum o facto de cantarem na língua mãe.

Mia