terça-feira, 30 de março de 2010

B Fachada na Galeria Zé dos Bois 25/03/10

Se eu disser que ando para ver este senhor há mais de um ano e que ele me passou ao lado para aí umas quatro vezes, vocês dizem que é mentira.

Mas, a verdade, é que valeu a pena esperar. Valeu a pena esperar por vê-lo na Galeria Zé dos Bois, valeu a pena esperar pelo seu auto-intitulado "B Fachada" (um álbum fantástico, segundo o próprio). Valeu a pena.

Porquê? Porque foi sem dúvida o melhor concerto de música portuguesa que já vi até hoje, ficando acima de muitos internacionais mesmo, no meu TOP pessoal.

Bernardo sobe ao palco acompanhado pela sua singela viola braguesa.

Percebemos que não é homem de grandes confianças logo à entrada. No entanto, ao ver a sala cheia, convida parte da audiência a sentar-se no palco. Tive a sorte de ser uma das pessoas. Depois de duas música lá chama pelo seu fiel acompanhante Martim, que sobe ao palco e se posiciona no contrabaixo.

Fotografia por: Vera Marmelo
A magia prossegue e admito que passei todo o concerto com um sorriso na cara, não só devido às letras das músicas, mas mesmo pela magia em si que aquele senhor estava a produzir com a sua música (eu sei, fatela à brava a minha descrição).

Prossegue o concerto e prossegue o publico a cantar em murmúrio uníssino hits como "kit de prestidigitação", "o desamor", "estar à espera ou procurar". Como agradecimento a tanta voz em tom soprano nitidamente feminina presente naquele dia e a cantar com ele, foi-nos dedicado um "Só te falta seres mulher" ao piano.

Fotografia por: Vera Marmelo

O concerto termina com músicas não esquecidas como "Monogamia", "Zé", "Conceição" e no meio um improvável dueto no piano a duas mãos em "S. Vulcano".

Mais um grande concerto, de um grande artista nacional.

Mia